top of page

Cancelada Audiência de Luis Miranda no TRE

  • Foto do escritor: Rodolpho Hoth Hoth
    Rodolpho Hoth Hoth
  • 9 de set. de 2019
  • 2 min de leitura

O TRE-DF começaria a ouvir hoje, 9/Setembro, as testemunhas dos casos que envolvem o deputado Luis Miranda, entretanto a testemunha de defesa de Luis Miranda não compareceu. Segundo o advogado, "ela mora em outro estado". O relator vai decidir se ouve a testemunha em um segundo momento, ou não.

O deputado federal é acusado de compra de votos e abuso de poder econômico na campanha de 2018. Miranda responde a quatro processos no tribunal.

Parlamentar também é acusado de praticar golpes em quem aceitasse se tornar sócio dele em supostos negócios no Estados Unidos; deputado nega todas as acusações.

A acusação de corrupção eleitoral ativa e abuso de poder econômico, no Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE), decorre sorteio de telefones celulares dois dias antes do começo da campanha, no ano passado.



De acordo com a denúncia, Luís Miranda prometeu entregar três aparelhos de última geração – no valor de R$ 6.990 cada – para os participantes que mais interagissem durante a transmissão no Facebook.

O sorteio, ao vivo, foi feito em 14 de agosto de 2018. No dia 18 de agosto, Miranda divulgou os nomes dos vencedores e entregou os aparelhos. Nessa data, a campanha já havia começado.

Segundo o parlamentar, não houve motivação política no sorteio. "Minha empresa nos EUA sorteou, fora do período eleitoral, três Iphones para ganhadores de Miami", disse ao G1, quando foi feita a denúncia.

Segundo o processo no TRE, Luís Miranda usou o próprio cartão de crédito para patrocinar o post do sorteio na internet. Pelas regras, todas as despesas eleitorais têm que ser pagas por meio de uma conta exclusiva da campanha – com um CNPJ apenas para esse fim.


Rodolpho Hoth Hoth

Jornalista Reg.n.12674/DF

Kommentare


bottom of page