"Dinheiro tem e é muito!"
- Rodolpho Hoth Hoth
- 12 de ago. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 13 de ago. de 2019
Em cerimônia de reabertura da Sala Amarela com dez leitos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sobradinho, o Governador Ibaneis Rocha reafirma seu compromisso de pleno e efetivo emprego dos cerca de R$ 8,5 Bilhões destinados à Saúde do Distrito Federal.
VÍDEO:
Um consultório e a Sala Amarela com dez leitos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sobradinho, que se encontravam fechados há um ano por falta de profissionais, estão novamente disponíveis à partir de hoje, 12 de agosto de 2019.
O Governador Ibaneis Rocha, acompanhado de Secretário de Saúde, Osnei Okumoto, e do presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges/DF), Francisco Araújo, destacou a necessidade de maior planejamento no luar de contratos emergenciais, que estes contratos emergências terão prazo de 3 meses para serem substituídos por contratos regulares decorrentes de concorrência licitatória.
“Com a reforma das UPAs e das UBS , vamos ter condições de dar um atendimento melhor à população”, destacou Ibaneis Rocha. “Aqui nós temos uma população muito grande e durante muito tempo desassistida, com grandes problemas de infraestrutura. Estamos renovando e abrindo alas que estavam fechadas e abrindo também, daqui a 15 dias, uma ala que nunca havia sido aberta. Estamos abastecendo com insumos também.”

Além de reforma, que inclui reparos na parte elétrica e hidráulica, O Iges/DF providenciou manutenção de esquipamentos, mobiliário, colchões, travesseiros, enxovais, cadeiras de rodas, reabastecimento de medicamentos e outros insumos hospitalares, além de novos profissionais para o atendimento com reforço inicial de 16 médicos, 26 enfermeiros, 8 técnicos de enfermagem e 4 técnicos de laboratório.
A UPA de Sobradinho II possui Sala Verde, Sala Amarela e Sala Vermelha, assim classificadas conforme a gravidade do estado do paciente, conta ainda com farmácia, laboratório, sala de raios-X e consultórios.
A Sala Verde, destinada a pacientes em situação menos urgentes para que fiquem em observação por poucas horas e recebam os cuidados e medicação que o caso necessite.
A Sala Amarela garante os primeiros cuidados ao paciente após dada indicação de internação; ali o paciente permanece em observação por no máximo 24 horas e havendo necessidade de permanência superior a essas 24 horas é realizada a transferência para os hospitais com disponibilidade de vagas.
Pacientes em estado mais grave são destinados à Sala Vermelha, que possui quatro leitos totalmente equipados ao nível de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A estrutura conta ainda com farmácia, laboratório, sala de raios-X e consultórios que, com as reformas, passam a totalizar seis em funcionamento.
Com recursos desta monta, aliados à uma gestão eficiente, a Saúde do DF já desfruta de novos tempos, assim, situações de total abandono antes denunciadas por *Fatos e Verdades* fazem cada vez mais parte do passado que esperamos não retorne mais.
* Com informações do Iges-DF
Rodolpho Hoth Hoth
Comments