top of page

INFARTO de Glenn Greenwald, Fato ou Fake?

  • Foto do escritor: Rodolpho Hoth Hoth
    Rodolpho Hoth Hoth
  • 26 de jul. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 27 de jul. de 2019

O site Terça Livre, do blogueiro Allan dos Santos, divulgou uma informação de que o jornalista Glenn Greenwald teria sido internado no Rio de Janeiro por infarto após uso de cocaína. Fontes ouvidas pela Fórum na Clínica São Vicente não tinham conhecimento sobre o caso, que está sendo tratado internamente como mais uma fake news. A Fórum também entrou em contato com a assessoria de imprensa da clínica, que confirmou que o jornalista não está internado.

Em publicação, Allan dos Santos afirma que “a Clínica São Vicente, na Gávea, Rio de Janeiro, confirmou ao Terça Livre na madrugada desta sexta-feira (26/7), que Glenn Edward Greenwald, jornalista do Intercept, foi internado lá às pressas e transferido em seguida para o Hospital Samaritano, no Botafogo, também no Rio de Janeiro”. No texto, o blogueiro diz ainda que “uma outra fonte informou que ele possui histórico de internações na Clínica São Vicente por abuso de drogas”.

Ao ser questionado nas redes pela veracidade da informação sobre Glenn, o próprio blogueiro tentou sustentar a possível notícia falsa. “Afirmamos que Glenn Greenwald FOI (verbo no passado) internado às pressas na Clínica São Vicente e que depois FOI levado ao hospital Samaritano. Se a clínica e o hospital dizem que ele não ESTÁ (verbo no presente) lá, é pura retórica”, publicou no Twitter.

ATUALIZAÇÃO David Miranda, marido de Glenn Greenvald publiica vídeo no Instagram mostrando o cônjuge em casa e ainda coloca os filhos para responderem se "papai saiu de casa hoje", ao que as crianças respondem com a cabeça que NÃO. Isto para tentar provar que Glenn não visitou a qualquer hospital ou clínica para atendimento ou realização de procedimentos.

Instagram David Miranda: https://www.instagram.com/tv/B0YNyuOATZe/?igshid=sv5mbhle89z0


Entretanto, Ancelmo Góis, de O Globo, aquele que várias vezes evidenciou seu posicionamento de esquerda e pró Lula Livre, publicou, ontem também, que Glenn teria as submetido a um cateterismo essa semana. Veja:

Por outro lado, a deputada federal pelo DF Bia Kicis publicou vídeo informando que a fonte de Allan dos Santos é fidedigna e que o jornalista publicou a verdade, que Glenn Greenvald foi de fato internado e transferido.


Somadas à notícia do Terça Livre e Revista Fórum que as opõem, incluímos essas três novas informações de David Miranda, Ancelmo Góis e Bia Kicis, e percebemos a quebra de braço que se estabelece entre o fato é o Fake e que cada dia mais é necessário o bom senso para saber no que e em quem acreditar. De tudo, as notícias coadunam com um FATO Glen teve problemas de esta semana tendo passado pelo hospital para realização de procedimentos, é o que se pode afirmar no momento, se foi infarto, overdose ou cateterismo ainda vamos descobrir.

Conhecer a verdade torna-se cada dia uma tarefa mais árdua, para nos precavermos das Fake News precisamos ouvir mais de uma versão de fontes antagônicas e parceiras para formarmos nossas próprias convicções, sempre comprometidos em sermos autocríticos para não nos tornarmos tendenciosos.


Rodolpho Hoth Hoth

www.fatosverdades.com

Comments


bottom of page