Quem poderá substituir Raquel Dodge Procuradora Geral da República
- Rodolpho Hoth Hoth
- 5 de jul. de 2019
- 2 min de leitura
Conheça os nomes que compõem a lista tríplice enviada ao Presidente Bolsonaro.

No dia de hoje, o Presidente da associação nacional dos procuradores entregou formalmente ao Palácio do Planalto o resultado da eleição interna.
O presidente JairBolsonaro (PSL) o resultado da lista tríplice para o comando da Procuradoria-Geral da República (PGR ), mas não se comprometeu com escolher um nome da lista e disse que irá decidir “sem pressa”.
A lista foi entregue formalmente a Bolsonaro pelo presidente da ANPR (Associação Nacional dos Procuradores da República), Fábio George, em reunião no Palácio do Planalto. Na conversa, George relatou a história da lista tríplice e a importância do instrumento. Bolsonaro não chegou a se comprometer em indicar um nome da lista.
— Ele (Bolsonaro) disse que está analisando com muita responsabilidade, com muita cautela, sem pressa, e que reconhece que é um dos cargos mais importantes da República e que a pessoa que vier a exercê-lo precisa ter qualidades muito fortes — afirmou Fábio George, após a reunião.
A lista tríplice é formada por uma votação interna dos procuradores do Ministério Público Federal e tem sido respeitada desde 2003 pelos presidentes da República na escolha do cargo de PGR. Constitucionalmente, porém, Bolsonaro pode escolher nomes de fora da lista, respeitando critérios como tempo de serviço.
Compõem a atual lista, por ordem de votos, o subprocurador Mário Bonsaglia, a subprocuradora Luiza Frischeisen e o procurador regional Blal Dalloul. Além deles, porém, a atual procuradora-geral Raquel Dodge e o subprocurador Augusto Aras correm por fora na disputa pela indicação ao cargo, mesmo sem terem concorrido à lista.
Até agora, Bolsonaro tem dado declarações de que não se sente obrigado a respeitar a lista tríplice. O instituto, porém, é defendido por alguns auxiliares jurídicos do presidente.
COMPÕEM A LISTA: Mário Bonsaglia, Luiza Frischeisen e Blal Dalloul compõem lista tríplice para a PGR.
Bolsonaro, entretanto, já indicou que pode não segui-la, o que abriu a disputa a candidatos paralelos

Rodolpho HOTH HOTH
www.fatosverdades.blog.br/blog
Comments