top of page

URGENTE: Eike Batista é preso pela Operação Segredo de Midas

  • Foto do escritor: Rodolpho Hoth Hoth
    Rodolpho Hoth Hoth
  • 8 de ago. de 2019
  • 2 min de leitura


O juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, expediu dois mandados de prisão e outros quatro de busca e apreensão no âmbito da nova fase da Lava Jato, chamada Operação Segredo de Midas.

Eike Batista foi preso nesta manhã pela Polícia Federal em sua casa, no Horto, zona sul do Rio. Além da prisão de Eike, há um mandado para a detenção de Luiz Arthur Andrade Correia,  o Zartha, sócio do empresário e diretor de investimentos da EBX que se encontra fora do Brasil. Há ainda mandados de busca nas residências Olin e Thor, filhos de Eike.


Preso anteriormente em 2007, no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio, ao chegar de uma viagem ao exterior foi liberado em três meses depois por decisão do ministro Gilmar Mendes, do STF, que o livrou da cadeia, para cumprir prisão domiciliar.


Condenado a 30 anos de prisão por corrupção ativa e lavagem de dinheiro por decisão de Bretas — o empresário foi réu no mesmo processo em que Sérgio Cabral foi sentenciado a 22 anos e 8 meses de prisão.


Midas é um personagem da mitologia grega, rei da Frígia. É baseado em um rei de mesmo nome da Frígia (uma região da moderna Anatólia, Turquia), do século VIII a.C., havendo sobre esse rei dois conhecidos mitos. Tinha um filho chamado Litosseres, que servia a ele como protetor (Litierses era conhecido como “ceifador de homens”, devido à sua fama de decapitar os inimigos).

O principal mito atribuído a Midas, o de transformar em ouro tudo o que tocava, adquiriu um caráter simbólico e metafórico na sociedade contemporânea, sendo facilmente compreensíveis na nossa cultura analogias simbólicas como a de um “complexo de Midas”. (Wikipédia)


Rodolpho Hoth Hoth


Comments


bottom of page